Realização:
Escola Cultural Zungu Capoeira

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dili - Timor Leste

Na quinta feira, após acordar cedo e preparar as bagagens, seguimos para o aeroporto. A companhia local Merpati, costuma não ser muito tolerante com atrasos.

Chegamos rapidamente no check in e uma fila enorme se apresentava no guichê da companhia. Era a delegação olímpica timorense que estava voltando para casa após participar dos Sea Games na cidade de Jakarta.


O check in foi tranquilo e embarcamos no horário! Coisa rara por aqui...

Após aproximadamente duas horas de viagem e uma linda paisagem aérea aterrissamos em Dili. Lá nos aguardavam três alunos e sem as homenagens tradicionais que eles fazem todos os anos seguimos para o MAC (centro de crianças e jovens onde fica localizada a sede do trabalho). Vale esclarecer que este ano o evento no Timor é um pouco diferente do que os passados.


Almoçamos e depois de um breve intervalo foi passada uma aula de capoeira para os jovens seguida de uma roda de boas vindas! E como não poderia ser diferente, acabou a luz e a roda seguiu com velas para iluminar o campo de jogo.



Como de costume a programação nos eventos do Timor Leste são muito intensas e cansativas, mesmo o evento sendo um pouco menor do que os anteriores.

Na sexta feira, logo cedo, iniciou-se o dia com um treinamento especial aos avançados seguido de um bate papo. Muito notável a evolução técnica dos alunos cada ano que visitamos o trabalho do Zungu - Dili. Parabéns aos jovens líderes do MAC.

Após o almoço fomos até a praia areia branca para descansar um pouco. Muito lindo o litoral de Dili, é impressionante a cor da água e a riqueza da fauna marinha.

Final do dia voltamos ao MAC para assistir um documentário inédito para nós ocidentais sobre o massacre de Santa Cruz, um bairro timorense que sofreu muito com a ocupação do exército indonésio.

Mais um dia cheio de atividades, voltamos para o hotel para descansar porque logo cedo sairemos para a ilha de Atauro para realizar um trabalho de Eco capoeira com a comunidade local.

Uma novidade que causa um certo frio na barriga e grande expectativa pelo o que vamos encontrar...

Até Atauro, nossa próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário